Previsões do setor logístico para 2021​

O setor logístico consome atualmente 12,7% do PIB nacional, e mesmo com a pandemia que atingiu o mundo em 2020 o setor foi um dos menos impactados e continuou crescendo, muito desse crescimento está ligado ao crescimento do comércio online. “As vendas on-line já ocupavam, literalmente, grandes áreas nos galpões e condomínios logísticos, isso é fato, porém, no início do ano, por mais otimista que fossem as previsões, ninguém diria que o e-commerce cresceria mais de 56,8% em apenas oito meses. O setor cresceu em níveis nunca vistos nos últimos 20 anos, segundo o Ebit | Nielsen. Movimentou R$38,8 bilhões em 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho. Foram 7,3 milhões de brasileiros comprando on-line pela primeira vez.” Quando falamos do crescimento do setor logístico, estamos falando desde grandes empresas, grande galpões até empresas menores, pequenos armazéns ou  self storages. 

De fato, o comércio eletrônico melhorou a noção de novo normal e ganhou muito espaço!

Mas segundo especialistas, o setor ainda tem muito para crescer, na opinião de Fernando Pasmanik Schilis, responsável pela área de novos negócios da Fulwood. “Frente a outros países, a adesão do e-commerce ainda é pequena. Cremos que estamos longe da saturação do mercado e que ainda há muito potencial de crescimento”. Possibilidades à parte, vale ressaltar que o comércio eletrônico já representa 48% da ABL da companhia. Até março, antes da pandemia, o índice era de 17%, ou seja, investir em Centros de Distribuição, galpões de armazenagem pode trazer um ótimo retorno para os empresários brasileiros. ​

Mesmo em tempos de incertezas, parece certo que o e-commerce continuará em destaque e sustentando planos de novos empreendimentos logísticos, o novo normal do setor dos condomínios está pautado no crescimento e nos traz uma certeza boa: a logística tem pilares sólidos!

Garanta a ampliação e melhoria de seu sistema logístico e tenha melhores oportunidades e estratégias de atendimento a seus consumidores, aproveite a oportunidade de investir no setor que mais está crescendo no país. 

Clique aqui, conheça os sistemas de armazenagem da ISMA e solicite já seu orçamento.

Fonte: Revista Mundo Logística <www.revistamundologistica.com.br> | Edição 79 – nov/dez 2020.​
Matéria escrita por Acássia de S. Leite <acassia@mundologistica.com.br>