Soluções para armazenagem

Mais de 50 anos de experiência no mercado

Porta Paletes

Detalhes

O Sistema Porta Paletes foi desenvolvido pensando na otimização do espaço através da armazenagem verticalizada, utilizado principalmente para armazenar grande variedade de produtos paletizados. Esse sistema permite o acesso rápido e direto através do uso de empilhadeiras, o que garante a seletividade e a alta velocidade de movimentação. A estrutura do Porta Paletes é facilmente adaptável para cargas leves ou com peso elevado, podendo ser customizada para atender às necessidades específicas de cada cliente.

A ISMA oferece a melhor solução para tornar o seu estoque mais eficiente e seguro, além de maximizar seus resultados.

Componentes

Longarinas

As longarinas, ou vigas como também são conhecidas, em uma estrutura de porta paletes têm a função de distribuir todo o peso dos materiais armazenados entre as colunas, para que não haja sobrecarga. São produzidos três modelos principais de longarinas: Perfil Sigma Simples, Sigma Enrijecido e Tubular. Em casos específicos de projetos personalizados, oferecemos modelos de longarinas customizados como o tipo “cadeirinha”, perfil U, dentre outros. As longarinas são fabricadas em aço estrutural e seu dimensionamento obedece rigorosamente às especificações de projetos da norma NBR 14762 (Dimensionamento de estruturas em aço constituídas por perfis formados a frio).

 

Garras

As garras são peças muito importantes em uma estrutura porta paletes, são elas que fazem o encaixe das longarinas às colunas. Para evitar acidentes oriundos de desvios operacionais e melhorar a estabilidade da estrutura, em cada garra é instalado um parafuso de segurança com porca. O formato de garra produzido pela ISMA torna mais simples a regulagem vertical das longarinas, dispensando o uso de ferramentas especiais, além de ser compatível com alguns modelos de estruturas existentes no mercado. Caso a garra não se adeque a algum modelo, nós disponibilizamos garras parafusadas que podem ser facilmente adaptadas.

 

Colunas

As colunas são as peças que darão sustentação à estrutura de porta paletes, por isso devem oferecer resistência à compressão, flexotorção e estabilidade. A produção das colunas se dá através do processo de perfilhamento ou conformação à frio, utilizando aço estrutural de qualidade comprovada. São produzidos três modelos de colunas denominados por CL, CM e CP.

 

Travessas e Diagonais

As travessas e diagonais são elementos estruturais fixados nas estruturas de porta paletes entre as abas de enrijecimento das colunas, fazendo com que estas tenham uma maior resistência à flambagem e à compressão das colunas.

 

Sapata ou Placa Base

A sapata ou placa base é fixada na parte inferior da coluna do Porta Paletes, aumentando a área de contato entre a estrutura e o piso. Tem como função ser um distribuidor de peso, evitando que a pressão gerada pela carga nas colunas cause pungimento ou recalque diferencial do piso. Fixado ao solo por meio de chumbadores, evita que, em uma colisão de pequena intensidade, o centro de gravidade da coluna se desloque, inibindo um possível colapso da estrutura.

 

Calço

O calço é instalado entre a sapata e o piso, tendo como função o nivelamento, corrigindo pequenas inclinações (≤ 40 mm) ou instabilidades provocadas por irregularidades pontuais do piso.

O conjunto formado pelas colunas, travessas, diagonais e sapatas é denominado Montante ou Lateral.

Distanciador Central

O distanciador central é fixado entre os montantes, o que aumenta a estabilidade do conjunto e diminui o deslocamento horizontal, eventualmente causado pelos equipamentos de movimentação de carga.

 

Distanciador de Parede

O distanciador de parede é utilizado para dar maior estabilidade ao conjunto, sendo aplicado da mesma maneira que o distanciador central, sendo que sua fixação é realizada entre o montante e a parede ou coluna de edificação.

 

Amarração Superior

Perfil instalado no topo do montante lateral, fixado por suporte com parafusos que possibilitam amarração entre os módulos monofrontais, sendo que não há a possibilidade de fixação nas paredes do prédio, ou mesmo recomenda-se o uso em estruturas com altura elevada, em que sua estabilidade pode ser comprometida.

 

Revestimento nos Planos

Utilizado para armazenagem de cargas fracionadas e paletizadas. Os planos podem conter revestimento metálico, com superfície lisa, antiderrapante com alto relevo ou grelhada (contendo alto relevo e frestas “longos furos”, que aumentam ventilação, iluminação e passagem de água na ocorrência de incêndio, proporcionando 34% de área vazada). Pode-se também aplicar madeira (MDF ou compensado naval), MADWALL®, Piso Wall®, todos fixados através de perfil tipo “Z” ou parafusados. Adicionalmente, os planos revestidos podem ser utilizados para criação de picking.

Passarelas ou Piso

Assim como as estantes, os porta-paletes também podem receber pavimentos, passarelas ou mezaninos entre seus corredores, cujo acesso aos andares será realizado por meio de escadas ou elevadores monta-cargas. Admitem-se operações manuais ou por intermédio de equipamentos de movimentação de carga, mediante analise técnica de nossa equipe de consultores.

Acessórios ISMA

Porta-Pneu Regulável

O Porta Paletes é um sistema bastante versátil, podendo ser utilizado também para a armazenagem de pneus. O suporte criado para esse tipo de armazenagem pode ser aplicado em qualquer modelo de estrutura Porta Paletes, pois é encaixado e totalmente regulável, adaptando-se a qualquer medida de pneu.

 

Porta-Paletes Dinâmico

O Sistema Porta Paletes Dinâmico é utilizado para armazenar produtos de média seletividade e com alta densidade. A carga é armazenada sobre roletes livres, levemente inclinados, o que permite o deslocamento da carga através da ação da gravidade. Esse sistema é administrado através do FIFO (First In First Out).

 

Porta-Tambor Encaixado

Com a instalação do Porta-Tambor Encaixado no Sistema Porta Paletes, pode-se realizar a armazenagem de tambores na posição horizontal, sem danificá-los. Esse acessório é muito utilizado para escoamento de líquido armazenado em tambores de forma fracionada.

 

Porta-Skid Encaixado

Para a armazenagem de produtos que estão acondicionados em caçambas ou contêineres, racks ou paletes especiais (plástico, metálico ou com dimensões variadas), utiliza-se o Porta-Skid Encaixado. Facilmente instalado em qualquer estrutura Porta Paletes.

 

Espaçador de Garfo

Acessório indicado para facilitar a entrada e saída dos garfos da empilhadeira em situações onde a altura sob o palete para o acesso do garfo da empilhadeira é inferior à espessura do mesmo.

 

Fechamento Traseiro ou Lateral

O Fechamento Traseiro ou Lateral da estrutura Porta Paletes se faz necessário para evitar a queda de produtos. Produzido em tela metálica com malha de 1’’ a 2’’ ou em chapa metálica.

 

Divisor

O divisor é utilizado para a divisão dos planos de armazenagem do Porta Paletes, organização e o aumento no endereçamento de cargas fracionadas. São produzidos em chapa metálica ou aberto (tubos de metalon).

 
 

Tubo para Escada

Em operações em que a movimentação das cargas fracionadas é realizada manualmente e o acesso aos níveis de carregamento ultrapassam a média de altura recomendada pelas normas ergonômicas, recomendamos a aplicação de suporte com tubo fixado na longarinas, que permitirá a colocação de escadas de encaixe, tornando-a assim uma operação mais segura.

Sapata Corrida

A sapata corrida é instalada na base da coluna do sistema Porta Paletes, em locais onde o piso não suporta a pressão exercida pela sapata simples. Possui uma área de contato maior com o solo, distribuindo a força ou a carga concentrada em uma área ampliada, reduzindo a pressão sobre o piso. Pode ser instalada em piso asfáltico, bloquete, piso compactado ou concreto com baixa resistência.

 

Sapata Ajustável

Para a instalação de Porta Paletes em rampas ou pisos que apresentem inclinação acentuada, utiliza-se a Sapata Ajustável, compensando assim a diferença no nivelamento.

 

Plano H Encaixado

Proporciona o armazenamento de produtos com medidas diferentes ou paletes de baixa resistência. Por ser encaixado através de abas, pode ser instalado facilmente em estruturas existentes ou reposicionado de forma rápida e simples. Disponível nos modelos simples para um único palete ou em toda a extensão dos planos de carga.

 

Plano H Duplo Encaixado

O Plano H Duplo Encaixado tem a mesma função do Plano H Encaixado, porém possui mais uma travessa central, aumentando a área de contato, permitindo a armazenagem de produtos com maior variedade de medidas.

 

Plano H Fixo

O Plano H Fixo, como o próprio nome já diz, é um acessório fixo na estrutura Porta Paletes, permitindo a sua remoção, mas não o seu reposicionamento. Esse acessório é ideal para receber planos revestidos em madeira ou aramados.

 

Plano H Duplo Fixo

O Plano H Duplo Fixo é utilizado para armazenagem de paletes frágeis ou descartáveis, que apresentam deformação ou risco de ruptura.

 

Transversina Encaixada

Permite o armazenamento de palete com travessas em outro sentido, suportando diferentes paletes. Como é encaixada, oferece maior flexibilidade e se adapta a estruturas já existentes.

 

Transversina Fixa

Assim como o modelo encaixado, o palete pode ser armazenado em outro sentido, com a vantagem de apresentar as travessas faceando as longarinas.

Observação: Todos os acessórios ISMA são facilmente compatíveis com os modelos de estruturas disponíveis no mercado, desde que previstos na elaboração do projeto.

Protetor de Coluna

O Protetor de Coluna é utilizado para proteger a coluna do Porta Paletes contra pequenas colisões que possam ocorrer pelos equipamentos de movimentação (empilhadeiras, por exemplo). Esse acessório é instalado com uma pequena distância da coluna, evitando que o choque seja transferido para a estrutura.

 

Guard Rail ou Protetor de Montante

O Guard Rail é um item muito importante quando pensamos na proteção do montante do Porta Paletes. Instalado nos extremos dos conjuntos e em túneis, fazem a proteção da estrutura, evitando choques de empilhadeiras com a mesma. Sua altura pode variar de acordo com o modelo do equipamento, sendo disponibilizada com duas travessas horizontais ou apenas uma.

Itens de Segurança

Guide Rail ou Guia Empilhadeira

O Guide Rail ou Guia de Empilhadeira é utilizado como um guia, orientando o operador de empilhadeira nos corredores operacionais. Muito utilizada em operações com empilhadeiras trilaterais.

Stop ou Anteparo Traseiro

O Stop ou Anteparo Traseiro é um acessório utilizado como delimitador de cargas, orientando o operador de empilhadeiras quanto ao final do plano de armazenagem. Pode ser instalado sobre o mesmo nível de carregamento ou no mesmo alinhamento do palete, proporcionando assim uma operação mais segura. São produzidos modelos em perfil sigma ou tubular que se adapta a qualquer tipo de estrutura.

Porta Bobinas

Porta-Bobinas

O Porta-Bobinas é utilizado para armazenagem de produtos preparados em bobinas, com diâmetros, pesos e dimensões diferenciadas. Este sistema utiliza mancal em madeira para reduzir o atrito entre o eixo de aço e os suportes. Pode ser acompanhado de eixo e limitador.

Suporte para Bobinas

Suporte para Bobinas 2

Espaçador de Bobina

Imagens Ilustrativas. Consulte as Opções Disponíveis.

Para maiores informações técnicas visualize nossos catálogos.