Logística reversa: a favor da sua empresa e do meio ambiente!

O conceito de logística-reversa é associado à ideia de reutilização de produtos e materiais, englobando todas as atividades logísticas ao redor deste, de modo a assegurar uma recuperação sustentável sobre estes. 

As atividades de logística-reversa podem ser categorizadas da seguinte maneira:

 

  • Acompanhamento da vida útil do produto ou material, fazendo com que este retorne a seu produtor primário através de planejamento logístico, rastreamento de fluxo de materiais e organização de fluxo informativo;

     

  • Deslocamento do produto porém em direção contrária ao comum, ficando então ‘do consumidor para o produtor’;

     

  • Com base na política dos 3r’s (reutilizar, reaproveitar e reciclar), realização de um melhor aproveitamento do produto ao longo de toda sua vida;

     

  • Recuperação do valor investido na produção do bem;

     

  • Segurança sobre a destinação final correta dos produtos, sejam estes perigosos ou não. 

     

A logística reversa parte do pressuposto de que a responsabilidade sobre o descarte final é do produtor e não do consumidor, viabilizando assim melhores formas de aplicação dos 3r’s dentro da empresa e colaborando para a manutenção do sistema ecológico. 

 

No Brasil, Pneus Bridgestone, Natura, MC Donald’s, O Boticário e Philips são bons exemplos de empresas que realizam a prática da logística reversa sobre seus produtos. Em 2015 a Natura conquistou o prêmio Ambiental concedido pela ONU, graças às suas ações em prol do meio ambiente, com destaque nesta edição para a ampliação do programa de logística reversa da instituição. Após isso, em 2017 a empresa conquistou a marca de 27% das embalagens reutilizadas, e em 2019, alcançou 50% do total de suas embalagens em reuso. 

 

Além das muitas contribuições para o meio ambiente, a logística reversa contribui com e economia da instituição, tendo em vista o retorno da matéria-prima da embalagem a seu local de produção. 

Invista na logística reversa de sua empresa! Para acomodar o estoque de produção primária e também o galpão de alojamento dos produtos que retornarem, conte com as soluções Isma. 

 

Clique aqui e solicite seu orçamento sobre sistemas de armazenagem.