Sistemas de armazenagem

Faça a inspeção correta no seu sistema de armazenagem e evite acidentes

As estruturas presentes em atacarejos são possivelmente os equipamentos mais importantes do setor, sendo responsáveis por armazenar todo tipo de produto com a máxima segurança. Exatamente por isso, dispor de um bom sistema de armazenagem é imprescindível.

Dessa forma, para maior segurança de todas as pessoas, colaboradores ou clientes, é importante fazer a correta inspeção regular do sistema de armazenagem. Baseado nisso, convidamos você a entender a importância da correta inspeção e o papel dos usuários neste sentido.

 

Por que inspecionar os sistemas de armazenagem?

Sistemas de armazenagem do tipo porta-paletes são estruturas comuns no ramo logístico e industrial. Por essa razão, acidentes e incidentes são mais frequentes do que pensamos.

As perdas nem sempre são catastróficas, porém, a simples queda de uma parte da estrutura, se não gerar ferimentos ou fatalidades, pode gerar custos indesejados ao usuário e ao setor.

No entanto, vale ressaltar que após a montagem das estruturas, a responsabilidade sobre o correto e seguro uso das mesmas recai ao usuário/operador/proprietário.

Assim, a partir deste momento cabe ao proprietário a responsabilidade pela segurança das pessoas que trabalham ou que estão próximas de um sistema de armazenagem, sendo de extrema importância a atuação de profissionais qualificados para realizar a inspeção de estruturas porta paletes.

Cabe a essas pessoas verificar periodicamente, a fim de evitar perdas na produção, custos de recuperação e, mais importante, perigos à saúde e à vida dos colaboradores.

 

Inspeções são imprescindíveis em um sistema de armazenamento

Os sistemas de armazenagem tipo porta paletes, muito utilizados em atacarejos, são estruturas muito seguras desde que sejam dimensionados por equipe técnica qualificada, produzido com material de qualidade e utilizado da maneira correta.

Mas além da instalação, é importante realizar inspeções diárias a fim de identificar com antecedência qualquer irregularidade que possa vir a comprometer a segurança da operação e dos colaboradores. 

Mesmo que a norma NBR 15524 (destinada à inspeção de porta paletes) já recomende esta necessidade, a maioria das empresas ainda não tem a cultura de realizar a inspeção, pois elas imaginam que nenhum sinistro poderá ocorrer em um material tão robusto. 

No entanto, pequenos detalhes como torção das peças, parafusos faltando ou pequenas avarias por choque de empilhadeiras são ocorrências que podem ocasionar o desabamento do sistema, muitas vezes em efeito dominó, ocasionando perdas irreparáveis, tanto de material, quanto de vidas.

Exatamente por isso, investir na manutenção e prevenção é fator primordial, pois irá garantir a segurança de colaboradores, clientes e de toda a operação.

Geralmente, a inspeção em estrutura porta palete pode ser conduzida da seguinte forma:

  • Inspeção diária: detectar anomalias facilmente visíveis, como longarinas ou montantes deformados, falta de prumo na montagem, recalques no piso, ausência de calços, produtos deteriorados ou armazenados de maneira incorreta;
  • Inspeção semanal: detectar a verticalidade e inclinação da estrutura e todos os elementos do 1º e 2º níveis e notificação, qualificação e comunicação de danos;
  • Inspeção mensal: verificar a verticalidade de todos os níveis, aspectos gerais como limpeza e notificação, qualificação e comunicação de danos;
  • Inspeção anual: realizada por terceira parte. Deve verificar todos os itens acima com a notificação, qualificação e comunicação de danos;
  • Inspeção extraordinária: realizada quando ocorrer qualquer evento que comprometa a integridade da estrutura.

Assim, sempre preocupada com a segurança de todo o setor, a ISMA, que tem 51 anos de experiência na fabricação de sistemas de armazenagem, é pioneira no serviço de inspeção em porta paletes e demais estruturas. 

As inspeções são coordenadas por uma equipe qualificada e experiente e tem como objetivos identificar e corrigir danos estruturais de pequenas, médias ou grandes proporções. 

Neste contexto, a ISA (Inspeção de Sistemas de Armazenagem) é a maneira mais eficiente de evitar acidentes. Ela pode ser realizada em estruturas fabricadas pela própria ISMA ou em estruturas de outros fabricantes. 

Fale com nossa equipe e agende sua inspeção. A segurança dos seus colaboradores e da operação precisam estar em primeiro lugar sempre!

 

Para saber mais, convidamos você a conhecer quais são os principais sistemas de armazenagem da Isma.