dark stories - na imagem um centro de armazenagem

Dark Stores: Entenda como funciona e o que são

Na atualidade a ansiedade do consumidor de e-commerce para a chegada de seu produto representa um desafio muito grande para marcas que vendem no digital. Assim, para atender essa necessidade do consumidor, muitas marcas estão apostando nas dark stores visando otimizar essa experiência.

Assim, independentemente do produto adquirido, seja de uma varejista ou de um restaurante, a expectativa do consumidor é quase sempre a mesma: ter os produtos dentro de suas casas no menor tempo possível.

Diante disso, convidamos você a entender o que são as dark stores, suas vantagens e dicas para ter um armazém que atenda esse tipo de necessidade.

 

Dark store: Você sabe o que é?

Em uma tradução mais literal, Dark store, é um termo que significa “loja escura” ou “loja fantasma”. Este é um lugar destinado apenas ao armazenamento, separação e envio de produtos comercializados on-line, da mesma forma que a maioria dos centros de distribuição.

Mas, diferentemente dos centros de distribuição tradicionais, que possuem grandes espaços sendo localizados em zonas mais distantes, a dark stores tem por característica, serem menores, além de ficarem situadas nos centros urbanos. 

Podemos comparar esse tipo de empreendimento a uma loja tradicional, ou seja, que permite acesso rápido ao produto. Porém, as portas são fechadas para o público (daí o termo “dark store”), com o empreendimento funcionando como mini centro de distribuição de produtos vendidos através do e-commerce.

O grande objetivo de uma dark store é exatamente encurtar as distâncias entre o produto e o cliente, permitindo entregas no mesmo dia ou no dia seguinte. 

 

Principais vantagens das dark stores

Por toda a explicação anteriormente apresentada, fica fácil identificar a grande vantagem desse moderno centro de distribuição: por estar localizada nos centros urbanos, a dark store fica mais próxima do consumidor, com isso há maior agilidade das entregas, oferecendo uma experiência de compra mais aprimorada. 

Além dessa maior proximidade do consumidor, possibilitando a entrega ou coleta do produto de uma forma muito mais rápida, a dark store oferece outros benefícios que prometem estimular mais empreendimentos como este, tais como:

– Aproveitar lojas físicas que estão com pouco movimento, mas que estão localizadas em pontos estratégicos dos grandes centros para transformá-las em dark stores, conseguindo atender clientes potenciais destes pontos. 

– Redução dos custos relacionados ao transporte do produto, além de redução dos impactos ambientais e emissões de carbono associadas à entrega.

– Facilidade de atender regiões com alto volume de pedidos.

– Maior eficiência de gestão: com a adoção de tecnologia nos estágios de recebimento, a dark store é capaz de processar um grande número de pedidos e com alta velocidade.

– Experiência única ao cliente, gerando profunda lealdade à marca, maximizando lucros e minimizando o abandono de “carrinho cheio” dentro das lojas virtuais.

 

A implementação e operacionalização das Dark Stores são mais simples

Além das muitas vantagens anteriormente apresentadas, o custo reduzido de implantação e operacionalização da estrutura é outra grande vantagem. Isso ocorre porque as dark stores não exigem o mesmo nível de planejamento que o de uma loja normal. 

Além disso, os custos para construção e para adequação também devem ser significativamente menores em uma dark store do que os de uma loja típica. Assim, com visibilidade em tempo real, otimização de espaço, tempo e logística eficiente as dark stores se tornam uma escolha muito mais acertada do ponto de vista financeiro.

O desafio na hora de montar e trabalhar com as lojas ocultas é que, para ganhar em competitividade, a atividade deve ser capaz de processar e enviar um grande número de pedidos online, 100% dependente de tecnologia.

Sendo assim, o modelo da estrutura de uma loja fantasma deve ser pensado para maximizar a capacidade de armazenamento, permitindo trabalhar com mais mercadorias sem ter que alugar um espaço maior para isso.

Dessa forma, ao montar uma dark store é essencial que você tenha os melhores parceiros ao seu lado. Você precisará, por exemplo, de uma estrutura que seja funcional, segura e customizável, neste caso, a Isma poderá ser sua grande parceira.

 

Quer saber mais sobre os sistemas de armazenagem? Então conheça o blog da Isma.