Compreenda a Armazenagem Estratégica e seus benefícios

O que é armazenagem estratégica e quais suas vantagens?

Quando o gerenciamento logístico se apoia em ferramentas e métodos que otimizem as operações, temos uma armazenagem estratégica. Percebemos então, que a estratégia é principalmente promover melhorias no tempo dedicado às operações que envolvem o sistema logístico.

A armazenagem se baseia em 5 funções básicas, sendo elas:

Recebimento do produto ou material;

Movimentação do produto ou material;

Estocagem do produto ou material;

Separação (por categoria, cor e afins);

Expedição das mercadorias.

Para cada etapa do processo logístico, existem métodos, técnicas e ferramentas que facilitam as operações e possibilitam resultados que garantam um bom serviço final e lucratividade.

Como se faz a armazenagem estratégica?

Este tipo de armazenagem parte de ações integradas de gestão, e tem por principal finalidade agilizar os processos e resultar em aumento na qualidade dos serviços.

Já na primeira etapa, a do recebimento de cargas, os profissionais da área são equipados com sistemas de leitura e gestão, que permitem a verificação e validade do pedido, ou ainda a percepção e localização imediata de inconsistências nos produtos e matérias recebidos.

Na segunda fase, a das movimentações, equipamentos de transporte podem contribuir com os deslocamentos dentro do armazém ou centro de distribuição, além de processos automáticos de endereçamento e localização dos produtos. Já a estocagem das mercadorias deve se realizar nos melhores locais e de acordo com as necessidades de movimentação, ou seja, produtos de grande demanda devem receber prioridade para facilitar e agilizar processos. Da mesma forma, produtos frágeis devem ser alocados de modo a minimizar as possibilidades de queda ou impacto, para que não se perca o montante durante as operações.

O “picking”, ou separação de pedidos, é uma operação que, assim como a estocagem, requer o máximo cuidado dos envolvidos. O manuseio apropriado dos produtos evita que haja danos, garantindo que suas características originais sejam mantidas.

Na distribuição, uma possibilidade de forma de trabalho em locais onde há estoque é a utilização de leitores de código de barras e a implantação de um eficiente sistema de gestão direcionado exclusivamente a esta operação. Com as demais operações em perfeito andamento, a distribuição necessita de uma atenção extra, já que os materiais vêm de diferentes lugares e da mesma forma partirão para diferentes endereços.

Os leitores facilitam a contagem e organização dos materiais, e o sistema gestor possibilita a visualização do todo, proporcionando melhores condições de trabalho no momento do carregamento dos veículos distribuidores.

Quais seus benefícios?

A armazenagem estratégica, através de seus processos automatizados, apresenta

grandes benefícios às empresas, dentre os quais destacamos:

Otimização dos processos.

A otimização dos processos diminui as chances de retrabalho, o que poupa tempo de

produção e consequentemente, dinheiro.

Redução de custos.

O eficaz controle dos estoques evita a perda de materiais e produtos, e também as

chances de envio errado. Isso gera aproveitamento total do dinheiro investido em cada fase, contribuindo para a diminuição dos gastos que não trazem lucratividade.

Agilidade no atendimento

Com as etapas em acordo é muito mais fácil verificar a localização de cada material, o que facilita (e muito) a vida dos atendentes. Na comunicação com o cliente, seja esta realizada por telefone, e-mail ou outro canal, é importante estar atento ao tempo de espera sobre resposta, que, quando muito alto, pode contribuir para a quebra do contrato de prestação de serviço.

Diminuição de perdas de produtos

A perda de produtos pode ser evitada através do acompanhamento do produto em

todas as suas etapas. Com o uso da armazenagem estratégica, é possível realizar

medições em tempo real, além de definir melhores acomodações e estratégias de

movimentação, premeditando possíveis acidentes, e os evitando.

A armazenagem estratégica traz inúmeras vantagens ao local onde as etapas são

implantadas, e para tornar cada uma das operações possíveis e de melhor forma de

realização, a Isma produz sistemas de armazenagem com eficiência, segurança e

dentro das necessidades de seus clientes, há 50 anos.