sistema de armazenagem

Como escolher os Sistemas de Armazenagem ideais para a sua operação de armazenamento

Em um período de reinvenção das relações entre fornecedores e clientes, o e-commerce se posta como a salvação para diversos setores. Porém, para que possam se aproveitar deste momento, é preciso que as empresas façam a escolha certa dos sistemas de armazenagem.

A tarefa dessa escolha certamente não é fácil, com os sistemas de armazenagem devendo atender às necessidades operacionais da empresa, encaixar-se no orçamento e ainda trazer vantagens competitivas.

Dessa forma, com o objetivo de possibilitar que os Sistemas de Armazenagem sejam adequadamente eleitos para o atendimento de cada operação, nós da ISMA iremos compartilhar os principais conceitos teóricos e práticos sobre o tema que ajudarão toda empresa a realizar a melhor escolha.

 

Por que escolher criteriosamente o sistema de armazenagem?

Em qualquer empresa que precisa armazenar produtos e/ou matéria-prima, os sistemas de armazenagem são essenciais. Eles têm como objetivo organizar os processos da empresa para permitir ajustes e melhorias. Sem esse tipo de organização, o armazém ou até mesmo o estoque torna-se um motivo de um grande gasto, podendo até prejudicar o crescimento do negócio.

Assim, quando o planejamento logístico dos sistemas de armazenagem entra em pauta, estamos naturalmente abordando diversos processos que apresentam sua importância e sua complexidade.

Mais do que racional, a utilização da capacidade de um depósito precisa ser bastante estratégica. O layout, por exemplo, precisa ser o mais funcional possível, adaptando-se às reais necessidades do negócio, seja no volume das mercadorias, seja na velocidade do giro. 

 

O que considerar na hora da escolha dos sistemas de armazenagem?

Uma das decisões mais complexas de uma empresa é conseguir escolher o melhor modelo de armazenagem. Para isso, é preciso considerar todos os aspectos estratégicos do negócio.

Assim, antes de definir qual é o melhor sistema de armazenagem é necessário entender o impacto que cada um dos sistemas terá no seu negócio. Por isso, os fatores a seguir precisão ser considerados:

 

Separação de pedidos

A separação dos pedidos é um dos grandes gargalos para os negócios que viram no comércio eletrônico a ferramenta de venda ideal. De uma forma mais simples, o processo de separação de pedidos ou “picking” pode ser definido como uma atividade que ocorre no armazém onde as cargas fracionadas e unitizadas passam por uma separação e são combinadas para atender o pedido de um determinado cliente. 

Neste caso, a satisfação do cliente é diretamente afetada pela referida atividade. Afinal, a insatisfação gerada por um produto entregue com alguma especificação errada, como por exemplo a cor, certamente irá se sobrepor à satisfação vivenciada devido à antecipação da entrega do mesmo.

Sendo assim, a ISMA apresenta um dos critérios que podem ser adotados para a escolha do Sistema de Armazenagem ideal, baseado na movimentação semanal por item.

Basicamente, para uma melhor escolha, deve-se identificar o volume movimentado semanalmente por item e então, a partir das referências contidas na tabela apresentada posteriormente, eleger o equipamento que servirá de apoio à atividade de separação de pedidos.

Tabela: Movimentação e Equipamento de Apoio à Separação de Pedidos
Movimento (m3/semana) Equipamento de Apoio à Separação de Pedidos
< 0,056m3 Estante convencional.

https://isma.com.br/armazenagem/estanteria/

0,057 a 0,150 m 3 Estante tipo Flow-rack com 1,50m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

0,168 a 0,336 m3 Estante tipo Flow-rack com 2,25m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

0,28 a 0,476 m 3 Estante tipo Flow-rack com 3,00m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

> 1,40m3 Estante tipo Flow-rack com > 3,00m de profundidade.

https://isma.com.br/armazenagem/flow-rack/

1,40 a 2,80m3 Porta paletes convencional

https://isma.com.br/armazenagem/porta-paletes/

2,80 a 7,00m3 Porta paletes dinâmico

https://isma.com.br/armazenagem/push-back/

>7,00m 3 Empilhamento sobre o piso/blocado.

Tipo de produto armazenado

Vale salientar também que alguns produtos exigem equipamentos e ferramentas específicas, como é o caso de muitos produtos alimentícios e produtos perecíveis. Além de exigirem ambientes adaptados, a logística também deve utilizar equipamentos e métodos de movimentação diferentes.

O exemplo mais simples compreende o armazenamento de produtos perecíveis. Para estes produtos, há a exigência que o estoque seja suficientemente seco e arejado, evitando perdas na sua vida útil.

Além disso, os racks e estantes para paletes devem permitir o uso de métodos de movimentação específicos para eles, como o FIFO (first in, first out). 

 

Qual é a produtividade esperada?

A produtividade esperada é também um ponto essencial quanto à escolha do melhor modelo de armazenagem. Mas vale lembrar que não existe uma solução padrão adequada para todas as empresas.

Sendo assim, a receita para um bom modelo de armazenagem é adequar equipamentos, layout, máquinas e demais características às necessidades em produtividade da empresa. Afinal, manter a produtividade com cada alteração é essencial para a sobrevivência da empresa.

Assim, cabe a todo gestor colocar no papel quais são os impactos positivos e negativos dos sistemas de armazenagem na produtividade.

Se necessário, em função de particularidades operacionais, os Sistemas de Armazenagem podem inclusive ser combinados em um mesmo armazém, de modo que haja ganho de eficiência e eficácia na atividade logística.

Adicionalmente, recomenda-se que as questões ergonômicas na atividade também sejam ponderadas na eleição do Sistema de Armazenagem, com este ponto sendo de suma importância para a saúde dos trabalhadores.

Você busca os melhores sistemas de armazenagem? Então conte com a ISMA. Somos uma empresa brasileira com mais de 50 anos e know-how na concepção e na fabricação de sistemas de armazenagem para os mais diversos segmentos, e nos colocamos à disposição para auxiliá-lo na escolha do Sistema de Armazenagem ideal para o seu negócio.

 

Aproveite e conheça o portfólio de sistemas de armazenagem oferecidos pela ISMA.